top of page

MEDITAÇÕES PASSADAS

FIRMEZA E CONSTÂNCIA

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1 Co.15:58

"amados irmãos" - a marca registrada da igreja de Cristo carrega consigo o caráter dAquele que disse "Eu edificarei a minha igreja..." amor prático sem máscaras nem maquiagem.

"sede" - aqui apenas uma opção resta: nao ser aquilo que esperado de servo de Deus, neste caso nao ser que contraria o imperativo sede. Devemos sim ser aquilo que a Palavra objetivamente nos manda ser: Firmes e Constantes. Apesar de parecem sinônimas nao o são e nem querem dizer a mesma coisa.

"sempre abundantes na obra do Senhor" - produtividade, vivemos numa sociedade que exige produtividade dos seus membros e na igreja isso nao é diferente, como requerimento da Palavra a firmeza e a constância devem estar presentes todo tempo na vida da igreja. Um destaque - firmeza dos crentes nem se discute, porém a constância nos projetos de Deus, aqui chamada de "na obra do Senhor" isso sim sempre está em pauta.

Ser firme e constante é procurar ter o caráter de Cristo, renunciar a si mesmo, a religiosidade, é guardar a Palavra no coração, é levar o Evangelho a sério, e com temor no Senhor, é reconhecer que só Ele tem a Palavra de vida eterna. 

Que ser crente ou cristao convertido, novo nascido é um estilo de vida. Sou grato ao Senhor por ter nos dado a missão de cuidar de ovelhas, que se preocupam umas com os outras, que buscam a Verdade, de uma igreja comprometida com a Palavra que liberta … uma igreja com a marca do amor de Cristo na firmeza e na constância na obra do Senhor por saber que isso nunca será em vão, quando feitas para e no Senhor.

Em Cristo,

Pr. Fernandes

UM LUGAR JUNTO A MIM

"E concluiu o SENHOR: 'Eis aqui um bom lugar junto a mim; põe-te sobre a rocha.'" - Êxodo 33:21

No auge do conflito interno sobre si, sua chamada, o propósito da mesma e daquele que o estava chamando, Deus que sonda os corações e as intenções do mesmo, se aproxima de Moises e se revela de forma e maneira inconfundível como jamais com outra pessoa da sua epoca.

Ainda hoje temos o costume de sentar para entabular uma conversa com alguém com quem nos relacionamos ou não. 

E o que Deus fez foi convidar Moises para colocar-se no cume de uma montanha (rocha). Simbolicamente estava Deus enaltecendo ao amigo Moises colocando-o na altura de um papo sadio e explicativo sobre certas circunstâncias do operativo de resgatar Israel do Egito.

No meio dos nossos conflitos, mágoas, e dúvidas, não ouvimos a voz do Senhor convidando-nos a sentar com Ele e conversarmos sobre o que quisermos. Invés de sentarmos com Deus, nos afastamos do lugar marcado para o encontro. A saída pela tangente, o distanciamento, apenas acarretam mais problemas para nós, claro!

O lugar junto a Deus é lugar de segurança. A rocha não areia movediça; é lugar seguro contra as investidas do Diabo, é posição de destaque donde do alto podemos vislumbrar ao longe os planos que Deus traçou para nos. Um bom lugar.

Há um lugar junto ao Senhor que é teu e de mais ninguém. Pense nisso.

Em Cristo,

Pr. Fernandes

SEMANA DE VITÓRIA OU SEMANA ABENÇOADA?

Tenho ouvido repetidas vezes a frase que já virou refrão: "Tenha uma semana de vitória." 
Você deve ter ouvido isso de alguém para alguém ou você mesmo recebendo como uma espécie de benção.

Nao ha nada de errado nisso, mesmo que nao seja exatamente um versículo bíblico. Repito: nao há nada de errado em que seja se deseje vitória na sua e na minha vida. Afinal de contas até hinos foram escritos falando de vitória em vitória. Vitórias que nos remontam às grandes batalhas travadas através dos tempos, especialmente as da idade média, sem esquecer as batalhas e vitórias de israel contra seus vorazes inimigos, repetidas nos dias atuais.


Então, vamos ao ponto deste breve comentário que trata da frase mencionada acima: "tenha uma semana de vitória." Assim como esta, vai outra palavra de ordem: "as palavras tem poder." Se assim fora, e pode ser que seja, por que eu desejaria uma semana de luta na vida de alguém a quem amo e considero? Sim, o que estamos desejando nas entrelinhas que venha embutida no pacote da vitória uma semana de luta para dai vir a vitória. 

Ou você já presenciou vitória sem luta(s)? 
Assim sendo, e seguindo o padrão estabelecido de que nossas palavras tem poder, deseje uma semana abençoada em vez de uma de vitória. Se você nao vai com a cara deste ou daquela nem assim diga "uma semana de vitória" pois pode ser que a pessoa responda: "para você também"!

Em Cristo,

Pr. Fernandes

RELIGIÃO E POLÍTICA

O assunto hoje tem uma certa pitada de pimenta, limão e açúcar e nao se trata de pudim ou bolo mas sim de religião e política. Dizem que estes dois assuntos não se misturam, que são adversos entre si e etc e tal. Fui advertido muitas vezes que não comentasse nada de política especialmente com membros da igreja...

 

Discordo. 


E vou dar algumas razões fortes pelas quais um crente, seja pastor ou não, tem o dever de estar bem informado e pronto a discutir a religião. 

 

I Pedro 3:15 diz: “sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.”  Quero esclarecer no entanto, que, discussão aqui não se trata de trocas de farpas e agressões tolas. Mas sim de troca de informações de interesse de ambas as partes, entregues, compartilhadas e repartidas de forma educada e respeitadora.

E, sobre política?


Sabem que por muitos e muitos anos, não sei quantos, reinou a ignorância doentia em que os crentes não podiam fazer um montão de coisas e não ousavam perguntar e quando o faziam ou eram ignorados e até ameaçados de serem excluídos do rol de membros por confrontar o ungido de Deus e coisas desta natureza. Razão pela qual o Congresso como um todo foi tomado por toda espécie de ratazanas, serpentes e toda sorte de abutres e em matéria de religião, lá estavam reunidos todos de mãos dadas para fabricarem Leis que sempre estavam contra as igrejas evangélicas e os crentes. Por que? Pela ausência dos "santos" que de tão santos não podia misturar-se com a gentalha. Mas os santos, enquanto isso, não podiam casar-se em suas igrejas evangélicas, não podiam alugar casas, muito menos salões para cultos. Ah! qualquer casamento no civil até os dias de hoje, uma porcentagem vai para a Igreja (não a dos crentes). Quando o pastor sabe disso pode reivindicar ou abater no preço das custas do Cartório. 


Cada vez mais, crentes se envolvem direta e indiretamente na política. Aqui não discuto as motivações dos mesmos. O certo é que isso vem mudando a ponto de termos uma bancada evangélica no Congresso, assim como a da bala, do boi e etc.


Como cidadão de bem e pastor por vocação não deixo de falar destas duas coisas na primeira ocasião que tenho. Não posso negar o meu chamado pastoral, nem calar o social que isso representa para a sociedade como um todo e especialmente aos domésticos da fé.

Em Cristo,

Pr. Fernandes

© 2023 by Sphere Construction. Proudly created with Wix.com

bottom of page